Deuses & Magias Uma característica que define fantasia como um gênero é a presença e o uso de magia - um RPG de fantasia sem magia seria como uma história de ficção científica sem tecnologia ou uma história de horror sem medo! Pathfinder postula quatro tradições de magia: arcana, divina, ocultistae primal. Para um personagem fervoroso, a magia divina normalmente é a mais intrinsecamente apelativa, já que reflete uma conexão direta a uma divindade.Magia divina é a interseção da essência vital instintiva e baseada na fé que governa a vida e a morte, e a essência espiritual transcendental que forma os blocos de construção de todas as almas. Ela pode fechar feridas em segundos, invocar rajadas de vingança divina, descobrir verdades escondidas, revelar o futuro e até mesmo temporariamente tornar um devoto no avatar de seu deus. A ideia do divino pode invocar imagens de um cruzado resoluto, mas deuses neutros e malignos imbuem seus devotos similarmente com poder para defenderem suas próprias causas. A tradição divina também engloba filosofias espirituais que não envolvem qualquer divindade específica, assim como panteões de várias divindades.