Apoiada em uma perspectiva psicossocial, esta obra apresenta estudos realizados no âmbito do programa de pesquisa sobre trabalho docente desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC - Brasil).
A imagem mais representativa desse programa de pesquisa, no qual um dos desafios iniciais foi articular os mais de 30 grupos associados ao CIERS-ed, é a de uma flor cujo miolo simboliza o objeto de investigação (trabalho docente) e as pétalas fazem referência a cada um dos grupos. Essa configuração garantiu, concomitantemente, a possibilidade de uma análise coletiva, sem descartar a realização de estudos específicos, de modo a ampliar o escopo do programa.
Os textos aqui publicados, norteados pela teoria das representações sociais, apresentam aproximações, fronteiras, interfaces e contextos da TRS com Vygotsky, Bourdieu, Lefebvre, Freud, Lacan, Abric, história das mentalidades, teoria da complexidade de Morin e a compreensão de subjetividade na obra de Moscovici, oferecendo, ao leitor, alternativas de estudo e aprofundamento da investigação em uma perspectiva psicossocial.
- ISBN: 9788572922982, 978-85-7292-298-2
- Check-List: Maio/2013
- Editora: PUCPRESS
- Lombada/Encadernação: Quadrada
- Tipo de capa: Cartão
- Data de Lançamento: 01/05/2013